Merge Replication – Resolução de conflitos

A sincronização de informação entre 2 processos é um processo potencialmente problemático pela possibilidade de, entre sincronizações, a mesma informação ser modificada em ambos. Quando tal ocorre, estamos na presença de um conflito.


Com a Merge Replication e o SQL Server CE 2.0, essa possibilidade é ainda maior, pois o ‘tracking’ é feito a nível da linha (registo) e não da coluna (campo), ou seja, se no registo de um cliente, numa máquina for actualizado o respectivo nº de telefone, enquanto noutra para o mesmo cliente for alterada a morada, o conflito é despoletado, apesar das informações modificadas não serem as mesmas.


Com um planeamento cuidado e a estrutura da base de dados adequada, pode conseguir-se prever a existência de conflitos, por ex., não tendo um campo de notas ‘único’ por cliente, mas guardando as notas introduzidas por cada utilizador em registos separados, mas sempre que tal não for possível, há que prever a priori o comportamento desejado sempre que um conflito ocorra de modo a evitar situações imprevisíveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>