Desenvolvimento de aplicações para Windows CE 4.2 com a .NET Compact Framework v2 SP1

A partir da .NET Compact Framework v2.0 SP1, os equipamentos baseados em Windows CE 4.2 passam a poder executar aplicações desenvolvidas em Visual Studio 2005. No entanto, o Visual Studio 2005 continua a não suportar explicitamente o desenvolvimento de aplicações para Windows CE 4.2, o que significa que projectos criados para CE 5.0 correm em CE 4.2 


A mensagem que tenho passado é que não obstante as aplicações feitas em VS 2005 com a .NET CF 2.0 SP1 correrem em CE 4.2, o deployment e o debugging não seriam suportados… como ‘não suportado’ e ‘não pode ser feito’ não significam a mesma coisa, tentarei logo que possível estas operações num equipamento com CE 4.2 e contarei aqui os resultados.


Para mais detalhes, visitem o seguinte link:


Mark Prentice: Developing .NET Compact Framework applications for Windows CE 4.2 Devices
http://blogs.msdn.com/markprenticems/archive/2006/08/08/692624.aspx

14 thoughts on “Desenvolvimento de aplicações para Windows CE 4.2 com a .NET Compact Framework v2 SP1”

  1. Olá Márcio,
    Com a .NET CF 2.0 SP2 já é possível correr aplicações .NET CF 2.0 em equipamentos CE 4.2 e fazer o deploy a partir de VS2005, ainda que seja necessário seguir os passos que descrevo nos slides da minha apresentação no Techdays 2007, disponível para download (veja os arquivos do mês de Março 2007).
    A partir do SQL Mobile 2005 Compact Edition (3.1), também passa a poder usar este motor de BD em CE 4.2.

  2. Prezado Alberto, tudo bem ? Espero que sim. Gostaria de saber se pode me ajudar. Tenho um aparelho Unitech PA 962 que roda Win CE 5.0 com Wirelles. Estou desenvolvendo um aplicativo em Visual Studio 2005 com acesso a um servidor com SQL 2000. Se utilizo o aplicativo no Windows desktop acesso o SQL, porém se no WinCE me retorna “Servidor não encontrado”. Já usei system.data.sql, system.data.sqlce, dataset, entre outros e ainda não consegui. O que fazer ? Desde já muito obrigado.

  3. Olá Renato,
    O PDA consegue aceder a outros recursos no servidor, por ex. uma página hospedada no IIS ou um webservice?
    Consegue aceder a essa instância do SQL Server a partir de outro PC na sua rede?

  4. Com o PDA consigo acessar no servidor as pastas normalmente. Com os PCs acesso instancias do SQL e uma aplicação hospedada. Ainda não testei com o PDA. Vou fazer esse teste hoje e lhe informarei com mais precisão. Grato, Renato.

  5. Muito bem, Alberto, fiz os testes com o PDA e consigo acessar os recursos do servidor normalmente. Como devo proceder para a situação informada. Grato, Renato.

  6. Qual o mecanismo de autenticação no SQL Server que está a usar, Windows ou SQL Authentication? Se for Windows Authentication terá de mudar para SQL Authentication.

  7. Olá Sr. Alberto, tudo bem ?
    Eu consigo acessar um servidor sql server 2000 com uma aplicação para pocket win ce 4.2 ? Já tentei mas retorna “servidor não existente” ou “sqlexception”. Grato.

  8. Olá Renato,
    Sim, é possível. O problema pode ser na ligação de rede do equipamento Windows CE ao servidor… como é que estás a tentar aceder ao servidor, por wifi? cabo de rede? Quando na linha de comando do equipamento digitas ping servidor, obtens resposta? Adicionalmente, tens tudo devidamente configurado no servidor em termos de firewall para deixar passar o tráfego nas portas 1433 e 1434?

  9. Alberto … meu equipamento é pda MC3000 da Symbol toda vez q tranfiro a minha aplicação para ele ele copia o framework para amemória do equipament… isso toma quase todo espaço da memória e a aplicação não roda…. tem alguma dica para me dar? será que devo salvar o fremework no cartão? como faço isso?

  10. Boa Noite Alberto, Estou com uma situação semelhante ao Renato, tenho uma aplicação que coleta informações e armazena no proprio coletor normalmente utilizando o db .sdf e a função sqlceconnection e CIA agora estou querendo enviar essas informações para o nosso SQL Server 2008 e gostaria de sua ajuda para entender o funcionamento deste envio, tentei utilizar a função sqlconnection porém não funcionou o projeto compilado funciona normal na minha máquina mas no coletor não, porém via coletor consigo pingar para o servidor sem problemas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>