Problemas após conversão de projecto .NET CF 2.0 para .NET CF 3.5: A aplicação deixou de funcionar e pendura o debugger do VS2008

Ao converter um projecto em .NET CF 2.0, que tinha uma série de dependências de outros projectos igualmente em CF 2.0 que foram sendo igualmente convertifos, consegui executar a aplicação nos emuladores umas quantas vezes, à medida que ia actualizando os projectos com as últimas versões de alguns controlos de terceiros. Subitamente, depois de um conjunto de alterações mais extensas, deixo de conseguir correr a aplicação a partir do Visual Studio 2008 num dos emuladores. Testo noutro, a mesma coisa. Tento correr em modo release, nada feito. Executar a aplicação a partir do PDA? Uma ampulheta que só desaparecia com um soft reset ao equipamento. Depois de ter reiniciado o VS umas quantas vezes, tal como os emuladores, pensei, o PC tá a precisar de um reboot, mas um download demorado impedia-me de o fazer, pelo que fui testanto diferentes coisas sempre sem sucesso.

Após reiniciar o PC o problema mantem-se integralmente, e constato que se interromper a execução da aplicação – que ainda nem tinha arrancado – obtinha algo do género:

The debugger was unable to terminate one or more processes: The debugger may be unstable.

A coisa estava a ficar preta, todos os meus outros projectos em .NET CF 2.0 e 3.5 continuavam a funcionar como sempre à excepção deste (as leis de Murphy encarregam-se de deixar à V/ imaginação a importância deste projecto…).

Dado que pelo método da tentativa/erro não ia lá, e as pesquisas na internet se revelaram infrutíferas, passei para uma análise mais ‘científica’! No grupo dos Power Toys da .NET CF 3.5 no menu Iniciar, tem lá o .NET CF Logging Configuration…

image

…que permite escolher os logs que queremos activar:

image

No caso, escolhi apenas o Loader porque era aquele fazia mais sentido, afinal a aplicação não chegava a arrancar e cliquei em Apply. De seguida, no PDA arranquei a aplicação e esperei uns minutos, e abri o log que foi gerado na pasta da aplicação (netcf_m2uMobileSalesV3_Loader_2463895866.log), e posicionei-me no final onde encontrei uma referência a uma DLL que… não era de todo suposto lá estar, dado destinar-se a uma versão anterior da .NET CF. Voltei a verificar e corrigir todas as dependências e suas dependências, de modo a garantir que todas elas estavam a destinar-se à .NET CF 3.5 e que tinham as referências correctas aos controlos de terceiros. Nova tentativa e… a aplicação já corre de novo nos emuladores e PDAs!!!

Mais um stress resolvido fora-de-horas… NEXT!!!

One thought on “Problemas após conversão de projecto .NET CF 2.0 para .NET CF 3.5: A aplicação deixou de funcionar e pendura o debugger do VS2008”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>