Microsoft MVP por mais um ano :)

Desde 2003 que tenho sido nomeado MVP pela Microsoft, nos primeiros anos com a competência “Mobile Devices”, e desde 2007, “Device Application Development”. O título, galardão, prémio, competência, aquilo que lhe quiserem chamar, de MVP é uma forma da Microsoft reconhecer publicamente as pessoas que se destacam no suporte aos seus produtos, sendo tido em conta as diversas formas de participação possível, desde os newsgroups e foruns, aos blogs, participações como orador, grupos de utilizadores e outra comunidades.

O título reconhece o trabalho feito nos 12 meses anteriores à sua atribuição, e é válido nos 12 meses seguintes, e concede ao galardoado algumas benesses, bem como alguns deveres. Entre as primeiras destacam-se a possibilidade de participar no encontro anual de MVPs em Seattle/Redmond e a possibilidade de conhecer o campus da Microsoft, o direito a utilizar o título Microsoft MVP e logotipo, acesso a recursos e eventos online com pessoas da Microsoft, e mais algumas, como uma subscrição MSDN. Entre os deveres destaca-se o acordo NDA (non-disclosure agreement) que nos impede de divulgar toda a informação a que temos acesso de forma privilegiada e que não tenha sido expressamente identificada como passível de ser partilhada, bem como respeitar o código de conduta criado pela Microsoft. O galardão MVP não obriga a que tenhamos que continuar a nossa participação nas comunidades que conduziu à sua atribuição (se bem que assim será improvável que ele seja de novo atribuído), que tenhamos de prescindir da nossa isenção em público na comparação e preferências de utilização de produtos concorrentes, nem obriga a que o galardoado o aceite!

Uma confusão frequente é considerar este título como uma certificação: a única avaliação feita é à frequência e qualidade das nossas participações, independentemente das certificações ou conhecimentos que a pessoa possa ter. Apesar de ser de novo reconhecido com o título MVP pela 7ª vez consecutiva, sendo o MVP português mais ‘antigo’ no domínio do Windows Mobile em Portugal, não tenho dúvidas que em muitos campos haverá pessoas em pessoal no domínio do desenvolvimento de aplicações para Windows Mobile e Windows CE com maior competência do que eu, mas que pelas mais diversas razões, como indisponibilidade, dificuldade de comunicação, incapacidade para partilhar conhecimento, …, nunca se predispuseram a devolver à comunidade aquilo que dela recebemos, como eu nos primeiros tempos de contacto com a plataforma no tecnologicamente longínquo ano de 1999.

Esta é a lista de MVPs em Portugal relacionados com Windows Mobile e Desenvolvimento:

Alberto Silva: MVP desde 2003, actualmente focado nos temas relacionados com a .NET Compact Framework, o SQL Compact para dispositivos móveis e questões arquitecturais no desenvolvimento de aplicações empresariais para Windows Mobile e Windows CE. Participa em newsgroups e fórums MSDN, mantem este blog e é orador habitual em eventos Microsoft e outros quando o tema é o desenvolvimento para Windows Mobile. É responsável de I&D na moving2u, empresa que se dedica em exclusivo ao desenvolvimento de software profissional para Windows Mobile, com destaque à solução para forças de vendas que integra com diferentes ERP, como Primavera, SAP B1, PHC, entre outros.

João Paulo Figueira: MVP desde 2004, inicialmente como ‘Embedded MVP’ e mais tarde com a competência “Device Application Development”. O João distingue-se nas vertentes do código nativo (C++), do SQL Compact e tecnologias de comunicação de dados, nomeadamente RAPI, tendo uma particular apetência para escrever artigos técnicos e tendo já participado como orador no TechEd em Barcelona e no MEDC em Nice. Profissionalmente tem estado envolvido em projectos que envolvem cartografia em plataformas móveis, nomeadamente Windows Mobile, CE e iPhone. A Primeworks é a empresa do João, que mantém diversos produtos relacionados com SQL Compact.

Nuno Luz: MVP desde 2008 com a competência “Windows Mobile”, o Nuno está ligado à criação do PocketPT.net, uma das maiores comunidades online dedicada ao Windows Mobile.

3 thoughts on “Microsoft MVP por mais um ano :)”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>