Bye-bye 2009, Hello 2010!

Assim chega mais um ano ao fim, momento habitual para balanços de como correu o ano face às expectativas que foram sendo criadas.

No plano pessoal, aspecto importante ao condicionar o sucesso nas outras áreas, o maior destaque vai para a confirmação da reguilice da Inês, agora com 2 anos, e das boas referências que a Anita tem dado na escola, e mais recentemente no violino!

Agora no plano ‘comunitário’, apresentei duas sessões no DevDays em Fevereiro, apresentando numa delas uma aplicação que o Jack Bauer se orgulharia de ter no seu PDA, fui ao MVP Global Summit a Redmond pela 4ª vez, apresentei uma sessão num evento do PocketPT.net para profissionais em Março, e outra sobre o papel que o Windows Mobile pode tomar nas organização no Politécnico de Vila do Conde em Abril. Em Outubro recebi o título de MVP pela Microsoft pela 7ª vez consecutiva. A actualização do blog tem sido um pouco irregular, o Twitter vou actualizando a maior parte das vezes com assuntos off-topic, os newsgroups nacionais não têm tido grande actividade e tenho vindo a acompanhar o fórum da MSDN destinado ao SQL Compact, onde tenho sido um considerado um dos ‘top answerer’. 2009 era suposto ser o ano em que o meu projecto sucessivamente adiado tomaria forma, mas por razões profissionais terá de continuar na sua condição de… adiado…
No âmbito do Windows Mobile este foi um ano que não trouxe muito de novo, o Windows Mobile 6.5 embora interessante, ainda não é o marco que temos vindo a esperar, para os programadores para a plataforma Windows Mobile, o único destaque são os widget para 6.5. Esperamos que 2010 dê mais frutos neste campo.

E por falar em razões profissionais, este foi um ano que para a moving2u não começou muito mal, bem melhor que o início de 2008, mas ao longo do ano, o adiamento de tomada de decisões por parte de muitas empresas, algumas com projectos que estavam praticamente adjudicados, levaram a que só na rampa final o panorama tenha melhorado de forma animadora, antecipando o que esperamos que seja um bom 2010. Esta parada do mercado permitiu-nos investir na nossa solução de pré-venda e auto-venda, tendo-lhe adicionado uma componente de ‘assistência técnica’, ao mesmo tempo que migrámos a solução para .NET CF 3.5 e SQL Compact 3.5, de modo a podermos acompanhar a evolução das tecnologias do lado dos servidores, como o Windows Server 2008, o SQL Server 2008 e as suas versões a 64 bit. Do lado dos PDA propusemo-nos uma revolução da UI, mantendo em termos gerais os elementos das versões anteriores, mas passando a acompanhar algumas tendências como os gestos, ou a garantia da aplicação correr em qualquer equipamento com ecrã táctil Windows Mobile 5.0 ou posterior, independentemente da sua resolução (240×320, 480×640, 320×320, 240×400 e 480×800) ou da sua orientação, sendo das poucas aplicações empresariais capaz de correr num equipamento como o TMN Bluebelt, adaptando-se em tempo real à mudança de orientação de ecrã, como quando se abre um teclado lateral deslizante. A nossa aposta continuada de 5 anos nesta solução tem vindo a dar os seus frutos, passando a ser considerada por grandes empresas de âmbito nacional em projectos em Portugal e Angola, estando a aplicação neste momento integrada com Primavera, PHC, SAP Business One, Eticadata, Gexor e outros menos conhecidos. 2010 vai também marcar um grande marco na evolução da solução m2uMobileSales, ao passar a ser distribuída pelos parceiros de uma das principais software house Portuguesas em regime OEM. Em termos gerais, a moving2u renovou o estatuto de ‘Microsoft Certified Partner – Mobility Solutions’.

A duas horas do novo ano, a minha atitude é… VENHA ELE!!! Espero que 2010 Vos traga pelo menos aquilo para que trabalharem, e que as surpresas o sejam apenas pelas melhores razões!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>