Pergunta: Dúvidas sobre Windows Phone 7 e compatibilidade de aplicações antigas

Recebi a seguinte mensagem de um visitante deste blog, que espelha muitas das preocupações de empresas que desenvolvem para Windows Mobile, que tomo a liberdade de transcrever:

Com o lançamento do Windows Phone 7, tanto quanto tenho lido em blogs, o SQL SERVER COMPACT EDITION vai desaparecer certo? O meu problema é o seguinte, a empresa para a qual trabalho desenvolve software que usa bd em sql server ce, e é desenvolvido em VS 2005. A minha duvida é se voce sabe se o projecto será compativel no Windows Phone 7 ou se há alguma maneira de migrar, ou tendo em conta que o WP7 assenta em silverlight, a unica hipotese é desenvolver a solução de raiz??

A minha outra duvida é será que a Microsoft apesar de lançar o WP7, irá manter a venda de Windows Mobile 6.5 ? de modo a continuar a dar suporte e assistência às milhares de aplicações que existirão em todo o mundo?

Não sei se me pode ajudar, mas como sou leitor assíduo do seu blog, junto lhe envio as minhas preocupações, que de momento me causam grandes dores de cabeça :) Na expectativa que me possa transmitir alguma informação adicional

Começando pelo fim, o Windows Mobile 6.5 não morre! A Microsoft anunciou há meses – publiquei um post dobre o assunto na altura – o Windows Embedded Handheld como a nova incarnação do que actualmente conhecemos como Windows Mobile. Esse ‘novo’ sistema operativo, que a Motorola já começou a adoptar e que outros fabricantes adoptarão, tem já um roadmap conhecido, que prevê uma evolução futura baseada em CE 7.0, mantendo sempre compatibilidade com a .NET Compact Framework 3.5, o SQL Server CE 3.5, continuando para já a exigir o VS2008 para desenvolvimento. É um facto que os fabricantes mais ‘comerciais’ como a HTC não venham a adoptar este sistema operativo, mas por ex., com os preços dos novos Motorola ES400 a descer dos 600€, não há razão para as empresas não adoptarem equipamentos com fiabilidade e robustez acrescida face aos equipamentos de consumo.

Continuando no tema do desenvolvimento, as aplicações actualmente feitas para .NET CF 3.5 não correm de todo nos equipamentos Windows Phone 7. A boa notícia é que projectos bem estruturados em termos de separação de lógica de negócio, acesso a dados e apresentação facilitam a migração e/ou partilha de código entre projectos para as duas plataformas (nota: julgo que as class library a partilhar terão de ser desenvolvidas no VS2008 para .NET CF 3.5).

Para terminar, o SQL Server Compact Edition não desaparece! Para além de ter sido anunciado o seu suporte alargado do lado do PC, incluíndo suporte para projectos ASP.net, que não é o que interessa para a questão, o SQL Server Compact Edition estará presente nos Windows Phone 7, simplesmente não está acessível aos programadores nesta primeira versão do Windows Phone 7 e respectivas ferramentas de desenvolvimento. Desconhece-se qual a forma como será exposto, admitindo que venha a sê-lo.

Espero ter respondido ao autor da mensagem, qualquer questão pf. usem os comentários.

7 thoughts on “Pergunta: Dúvidas sobre Windows Phone 7 e compatibilidade de aplicações antigas”

  1. Não, ainda não fizémos nada para Windows Phone 7. O tipo de projecto em que normalmente estamos envolvidos são de cariz empresarial, e consideramos que neste momento o Windows Phone 7 ainda não é uma opção para esses projectos. A razão principal é neste momento ser necessário colocar as aplicações no Marketplace para poderem ser instaladas nos equipamentos.

  2. Tenho um samsung omnia 7 windons phone, e tenho algumas duvidas,sera k me podem ajudar? recentemente tentei fazer uma actualizaçao ao telemovel mas da me sempre o erro 801812 algm sabe cm resolver? outras das minhas dificuldades é conseguir enviar ficheiros por bluethoot e por musicas mp3 como toque.. obgd

  3. Olá,
    Sobre o erro que reportas, a Samsung reconheceu a existência desse erro e disponibiliza uma ferramenta para o resolver. Vê a seguinte página:

    http://wmpoweruser.com/samsung-releases-801812c1-update-error-fix-for-the-samsung-omnia-7/

    Sobre o envio de ficheiros por bluetooth e definir músicas mp3 como toque são dois exemplos de funcionalidades que apenas estarão disponíveis na próxima versão designada de Mango/7.1, que estará disponível para os equipamento actuais para o Outono.

  4. Boa tarde a todos.

    2 anos depois do comentário acima do Sr. Alberto Silva, gostaria de saber se o SQLCE já funciona no Windows Phone 7.5.

    Sou profissional de desenvolvimento de sistemas para Windows Mobile e estou com o seguinte problema:
    – Temos um sistema desenvolvido para Windows Mobile 6.x e precisamos migra-lo para uma versão mais recente do Windows, pois os fabricantes de telefone (Samsung, motorola, etc) não estão desenvolvimento telefones com o Windows mobile. Logo, não estou conseguindo comprar aparelhos para executar os sistemas em questão. Encontro apenas equipamentos robustos para fábricas mas muito caros, da INTERMEC, MOTOROLA, PIDION e etc.

    Caso alguém possa me orientar, agradeço.

    Obrigado.

    Atc.,

    Alexsandro Martinez Franco

  5. Olá Alexandre,
    O SQL Server Compact (“CE”) é efectivamente suportado no Windows Phone 7.5, mas com algumas diferenças face à forma como é utilizado nas aplicações para Windows Mobile. As principais são não suportar o modelo ADO.net nem operações directas de DML (é tudo feito via LINQ) e não suporta RDA nem Merge Replication.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>