Pro Business Applications with Silverlight 4

Vejo que há um grande interesse no desenvolvimento de aplicações comerciais com Silverlight, embora não haja muita bibliografia sobre o assunto. O livro Pro Business Applications with Silverlight 4, do Chris Anderson, editora Apress, traz o aprendizado de Silverlight sob um conceito diferente, o desenvolvimento de aplicações de negócios.

Normalmente os livros de Silverlight trazem os conceitos da plataforma em uma sequência lógica de dificuldade, mas sem uma preocupação com o desenvolvimento de aplicações para o mundo real. Já este livro preocupa-se com a criação de aplicações: logo no capítulo 5, após mostrar uma introdução ao Silverlight e ao XAML e mostrar o framework de navegação, ele mostra o WCF RIA Services para acesso a dados com o Entity Framework.

Em seguida, o autor fala de geração de listas e de formulários de entrada de dados, seguindo com o tópico de segurança da aplicação, tópico raramente visto nos livros do assunto. Os capítulos seguintes são sobre Data Binding e a criação de controles personalizados, seguido pelo pattern MVVM, um tema que agora é quase obrigatório no desenvolvimento WPF/Silverlight.

Os últimos capítulos são sobre impressão e relatórios, Out of Browser e interação com o sistema operacional e distribuição de aplicações. O livro é bem escrito e aborda diversos tópicos que normalmente não são tocados pelos livros tradicionais, embora sejam fundamentais para o desenvolvimento de aplicações de negócios.

O livro é muito centrado em RIA Services, deixando de lado outras tecnologias de acesso a dados, como serviços WCF, REST, Json, além de tocar pouco no acesso a rede, indispensável quando se quer fazer upload de arquivos ou baixar dados do servidor. No capítulo de impressão, o autor mostrou muito pouco a tecnologia de impressão do Silverlight 4, gastando muitas páginas para mostrar como podemos mostrar arquivos PDF gerados no servidor. Embora esta seja uma forma razoável de mostrar relatórios, não considero a melhor, pois devemos recorrer a truques como usar um IFrame sobre o controle Silverlight, com diversos problemas: não funciona OutOfBrowser (devemos usar o WebBrowser, neste caso), não permite mostrar uma ChildWindow quando ativo (ele fica sobre o controle Silverlight e esconde a ChildWindow) e necessita que o Acrobat Reader esteja instalado. Seria muito melhor que, neste capítulo, o autor tivesse escrito um mini gerador de relatórios para auxiliar a criação de relatórios com a tecnologia do Silverlight.

Por outro lado, o livro aborda o Silverlight com um enfoque diferente, voltado para aplicações de negócios, o que, a meu ver, é a verdadeira vocação do Silverlight. A explicação do RIA Services é bem completa, compreendendo desde o básico, até a validação, metadata e o uso de uma camada de apresentação, o que facilita o uso com o pattern MVVM, até o uso de autenticação.

Em resumo, o livro é muito bom para quem quer desenvolver uma aplicação de negócios com Silverlight usando o RIA Services, ele contém muita informação e, como bônus, seu texto contém links para ferramentas, controles ou artigos que irão auxiliar o desenvolvimento de programas com Silverlight.

2 Comments

  1. Rogério Bassete :

    Feb 15, 2011 6:06 am | Reply

    Parabéns pelo resumo Bruno.

    Me diz uma coisa, você poderia nos dizer quais empresas estão usando Silverlight em aplicações de negócio? Em especial no Brasil.

  2. bsonnino :

    Feb 15, 2011 6:43 am | Reply

    Não tenho nomes para dar, mas vejo muitas empresas desenvolvendo aplicativos LOB com Silverlight. Sugiro que dê uma olhada em http://silverlight.net e veja em Gallery o que há por lá

    Bruno

Leave a Reply


XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>