Windows Intune: Parte 02 – Benefícios do Intune

Após a introdução comercial ao Windows Intune, vamos continuar agora com este assunto que ainda vai ter muito pano pra manga.


 


Então quer dizer que, para usar o Windows Intune vou ter que atualizar todos os computadores da minha empresa para o Windows 7? Com certeza não, como nós veremos mais adiante, o Windows Intune trabalha com o Windows XP, Windows Vista e Windows 7 (por enquanto apenas com desktops mesmo), mas, um dos grandes benefícios de adquirirmos licenças do Intune é que teremos o direito de instalar o Windows 7 nos computadores Windows XP/Vista com Windows Intune implementado, sem nenhum custo adicional além o da licença pelo Intune, mas isso é totalmente opcional.


 


Se eu já tenho o System Center Configuration Manager (SCCM) ou algum outro produto de gerenciamento instalado nos meus computadores eu não poderei usar o Windows Intune? Não há problemas neste cenário, os seus computadores podem ter o SCCM (ou System Center Essentials) ou qualquer outro produto de terceiros gerenciando o ambiente, o Intune poderá ser utilizado, claro que, será preciso realizar testes antes para acompanhar o funcionamento do Intune no mesmo computador que alguma outra tecnologia, pois devida a grande quantidade de produtos no mercado não foi possível realizar testes com todos os existentes, logo, cabe a nós tomarmos esta providência.


 


Bom, já que esclarecemos algumas dúvidas que podem ter ficado desde o último artigo, vamos dar continuidade ao nosso estudo sobre o Windows Intune.


 


A princípio o Intune estará disponível nos seguintes idiomas: Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Coreano, Português (Brasileiro), Russo e Espanhol. Também devemos entender que, a partir do momento que instalarmos o cliente do Intune nos computadores da nossa organização isso não quer dizer que a Microsoft irá gerenciá-los para nós, o papel da Microsoft será apenas fornecer a infraestrutura na nuvem para o Intune, e a equipe de TI da empresa deverá gerenciar o ambiente com esta ferramenta. Agora, contando que estamos no beta 2, o que o Windows Intune oferece? Veja:


 


·         Gerenciamento de Atualizações (Patches)


·         Proteção de Computadores


·         Monitoração Proativa


·         Assistência Remota


·         Inventário de Hardware e Software


·         Aplicação de Políticas de Segurança


 


Acompanhe abaixo uma breve comparação entre os benefícios do Windows Intune e os benefícios de alguns outros produtos oferecidos pela Microsoft:


 


Benefícios

Principais

Windows Intune

Forefront Protection Suite

System Center Configuration Manager

System Center Essentials

Gerenciamento simples via console Web

OK

 

 

 

Gerenciamento de Atualizações

OK1

 

OK

OK

Proteção contra Malware e Relatórios

OK2

OK23

 

 

Inventário de Hardware, Software e Licenças

OK

 

OK

OK

Distribuição de Sistema Operacional

 

 

OK

 

Distribuição de Aplicativos

 

 

OK

OK

Direitos de uso do Windows 7 Enterprise

OK

 

 

 


 


Observações sobre as marcas na tabela acima:


 


1. O Windows Intune não distribui atualizações de terceiros.


2. Suporta sistema operacional cliente.


3. Suporta sistema operacional servidor.


 


E então, percebemos que o Windows Intune mantém um foca mais restrito para algumas funcionalidades apenas, mas em compensação oferece grande benefícios como a console Web e a possibilidade de atualização para Windows 7. No próximo artigo iremos entrar, finalmente, em alguns detalhes mais técnicos sobre esta solução.


 


Obrigado pela leitura e até a próxima publicação,


Abraços.


 


Cleber Marques


Microsoft MVP & MCT | Charter Member: SCVMM & MDOP
Projeto MOF Brasil: Simplificando o Gerenciamento de Serviços de TI
Meu Blog | MOF.com.br | CleberMarques.com | CanalSystemCenter.com.br

This entry was posted in 13419, 13420, 14605. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>