Windows Intune: Parte 03 – Visão geral das funcionalidades

O Windows Intune trabalha na nuvem, assim como o Windows Update e o Microsoft Update, porém o Intune vai precisar apenas da instalação de um cliente em cada computador, ao contrário dos outros dois serviços citados que para atender empresa de médio porte de forma organizada e controlada necessita de uma infraestrutura local com o WSUS. Além disso, veja abaixo o que o Intune oferece sem a necessidade de termos infraestrutura local:


 


·         Gerenciamento de Atualizações: Gerenciamento centralizado da distribuição de atualizações disponibilizadas pelo Microsoft Updates, incluindo Service Packs, para todos os computadores com o cliente Intune.


 


·         Proteção de Computadores: Proteção contra Malware e as mais recentes ameaças através do Microsoft Malware Protection Engine, utilizando a mesma tecnologia do Forefront Endpoint Protection e Microsoft Security Essentials.


 


·         Monitoração Proativa: Recebe alertas sobre atualizações e ameaças que possibilitam a identificação e resolução de problemas de forma proativa, antes mesmo de impactar o negócio da empresa.


 


·         Assistência Remota: Ajuda na resolução de problemas de forma remota, possibilitando a ação de um analista técnico sobre um computador, diminuindo a necessidade de atendimento local.


 


·         Inventário de Hardware e Software: Possibilita o acompanhamento de inventário sobre Hardware e Software, de modo que forneça informações sobre os ativos, licenças e conformidade para todo ambiente gerenciado.


 


·         Aplicação de Políticas de Segurança: Gerenciamento centralizado das configurações para proteção contra Malware, firewall e atualizações, até mesmo se o computador estiver fora da rede da empresa.


 


Todas estas funcionalidades podem ser utilizadas pelos analistas de TI da sua empresa de forma remota, através da console que tem o acesso controlado com base nos direitos de cada analista. Apesar de gerenciarmos apenas desktops (não servidores), estes podem ser físicos ou virtuais, pois o Intune atenderá perfeitamente qualquer ambiente neste sentido, desde que o sistema operacional, físico ou virtual, atenda aos requisitos mínimos da solução, algo que veremos mais adiante em outro artigo.


 


Então, neste sentido podemos observar que com o Windows Intune é possível substituir a infraestrutura local com WSUS, substituir nosso antivírus e até o sistema de acesso remoto utilizado atualmente, e ainda contando com um grande diferencial, o Intune não requer que os computadores estejam em um domínio Active Directory, ou seja, trabalha muito bem com computadores no domínio ou em grupo de trabalho. Vamos ver no próximo artigo um pouco mais de detalhes sobre os relatórios disponíveis no Intune.


 


 


Obrigado pela leitura e até a próxima publicação,


Abraços.


 


Cleber Marques


Microsoft MVP & MCT | Charter Member: SCVMM & MDOP
Projeto MOF Brasil: Simplificando o Gerenciamento de Serviços de TI
Meu Blog | MOF.com.br | CleberMarques.com | CanalSystemCenter.com.br

This entry was posted in 13419, 13420, 14605. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>