Windows Intune: Parte 04 – Os Relatórios

Nós estamos quase chegando aos artigos técnicos desta série, mas antes queria comentar com vocês um pouco sobre os relatórios oferecidos pelo Windows Intune. Existem quatro relatórios principais no Windows Intune que favorece o acompanhamento de algumas funcionalidades. Esta é uma tarefa muito importante a ser seguida, o acompanhamento, pois será aqui que iremos saber se o ambiente está ou não em conformidade com o que pretendemos para o ambiente.


 


Porém, se estes relatórios não atenderem completamente a sua necessidade é possível exportarmos os dados para arquivos CSV e utilizarmos outras ferramentas para esta análise, como o próprio Excel. Entenda os relatórios através das palavras descritas no próprio Windows Intune:


 


·         Relatório de Atualizações


O relatório de status de atualizações pode ajudar a identificar rapidamente as atualizações que não puderam ser instaladas nos computadores da sua organização, determinar quantas atualizações são necessárias pelos computadores e verificar quantos deles possuem uma atualização instalada. Você pode selecionar critérios de relatório para exibir uma lista de atualizações com base em produtos ou categorias de produtos, classificação (como Atualizações de Segurança), avaliação do Microsoft Security Response Center, status de instalação, os grupos de computadores aos quais as atualizações estão destinadas, bem como a aprovação efetiva para esses grupos.


 


·         Relatório de Softwares


O relatório de softwares mostra uma lista de aplicativos que estão instalados em computadores na sua organização. Além de mostrar esses aplicativos, o relatório também mostra seus respectivos números de versão. Você pode usá-lo para planejar aquisições futuras e para compreender melhor as necessidades de software específicas dos usuários de computadores na sua organização.


 


·         Relatório de Aquisição de Licenças


O relatório de aquisição de licenças permite comparar títulos de software inventariados habilitados para licenciamento por volume que se encontram em grupos de licenças selecionados com a cobertura atual dos seus contratos de licença para esses títulos de software de acordo com o Microsoft Volume Licensing Service. Um relatório de aquisições pode ajudar a obter informações sobre possíveis defasagens na cobertura de contratos de licença que a sua organização possa ter.


 


·         Relatório de Instalação de Licenças


O relatório de instalação de licenças permite comparar os softwares que foram descobertos nos computadores que você gerencia usando esse serviço com a cobertura atual dos seus contratos de licença pra essas famílias de produtos. Relatórios de instalação podem ajudar a determinar se a sua organização tem uma cobertura adequada de contratos de licença para todas as instalações de um produto nos computadores de um grupo selecionado.


 


E a melhor parte, os computadores não precisam estar online no momento que executarmos um relatório, pois toda a informação necessária já estará disponível para o relatório com base na última vez que cada computador esteve online. Aqui, quem já está acostumado com o System Center Configuration Manager (SCCM) pode se sentir um pouco limitado, mas eu não acho que a solução fique devendo em qualidade, apenas é um ponto mais simples e que podemos tratar com alguma alternativa.


 


Agora sim, eu prometo que no próximo artigo iremos abordar de vez mais detalhes técnicos sobre o Windows Intune e conhecer melhor o cliente do produto.


 


Obrigado pela leitura e até a próxima publicação,


Abraços.


 


Cleber Marques


Microsoft MVP & MCT | Charter Member: SCVMM & MDOP
Projeto MOF Brasil: Simplificando o Gerenciamento de Serviços de TI
Meu Blog | MOF.com.br | CleberMarques.com | CanalSystemCenter.com.br

This entry was posted in 13419, 13420, 14605. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>