SCCM e SCOM: Licenciando um novo Release

Imaginem que seu cliente (ou sua empresa) possua o System Center Operations Manager (SCOM) 2007 ou o System Center Configuration Manager (SCCM) 2007 instalado (ou até mesmo qualquer produto da família System Center), está em produção, funcionando muito bem e ajudando bastante naquelas tarefas do dia a dia. Mas e quando sai uma atualização para algum destes produtos, como fica a parte de licenciamento? A melhor opção que você tem é contatar o seu gerente de contas para questionar como funciona a atualização de versões para estes produtos de acordo com o seu contrato, mas de forma geral esta atualização será assim:


 


·         Service Packs: Quando um Service Pack é lançado para o SCOM ou SCCM a atualização é gratuita, prevista na licença atual do produto, e isto vale para qualquer hotfix lançado também, uma vez que o Service Pack/hotfix vai corrigir problemas encontrados no produto durante o seu ciclo de vida. Logo: Não se paga pelo Service Pack.


 


·         Releases: Quando o SCOM ou SCCM recebem um novo Release, estes R2 e R3 que aparecem de vez em quando nós estamos falando de uma NOVA versão do produto, e aqui sim temos que ficar atentos, para saber se será preciso pagar ou não por este novo Release. Para isso temos duas modalidades gerais:


 


ü  Contrato com Software Assurance: Toda empresa que tiver um contrato Microsoft com Software Assurance (SA) terá direito a atualizações do SCCM ou SCOM para novo release sem custo adicional


 


ü  Contrato sem Software Assurance: Neste caso para cada novo Release deverá ser pago um valor de licenciamento, tanto para papéis do produto (Management Servers) quanto para servidores e desktops clientes (Management Licenses)


 


É muito importante verificarmos isso com cuidado, pois só estando legal me termos de licenciamento que não teremos problemas judiciais nem de suporte. Fica aqui esta dica, e em caso de dúvidas é só perguntar. Lembrando, este assunto é bem mais complexo do que conversamos acima, por isso fale com o seu licenciador primeiramente!


 


Obrigado pela leitura e até a próxima publicação,


Abraços.


 


Cleber Marques


Microsoft MVP & MCT | Charter Member: SCVMM & MDOP
Projeto MOF Brasil: Simplificando o Gerenciamento de Serviços de TI
Meu Blog | MOF.com.br | CleberMarques.com | CanalSystemCenter.com.br

This entry was posted in 13419, 13420, 8452, 8497. Bookmark the permalink.

One Response to SCCM e SCOM: Licenciando um novo Release

  1. Crayton says:

    Great blog! Do you have any recommendations for aspiring writers?

    I’m planning to start my own blog soon but I’m a little lost on everything. Would you advise starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m totally confused .. Any ideas? Cheers!

    Cleber: Hi Crayton, yes I suggest to start using a free service like WordPress, this is a good option.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>