Operations Manager Agent Control Panel Applet

Esta é uma novidade bem legal para o SCOM 2012, a forma com que os agentes são configurados para trabalhar com mais do que um Management Group (em termos gerais, como configurar para que um único agente do SCOM se reporte para mais de uma instalação de SCOM na mesma empresa). Esta é a funcionalidade que chamamos desde o SCOM 2007 de Multi-Homing, que permite o SCOM se reportar para até 4 Management Groups diferentes, ou seja, você pode ter um agente mandando informações para um ambiente de produção e um de desenvolvimento (em um exemplo simples para ilustrar a ideia).

 

No SCOM 2007, para alterarmos manualmente um Management Group que o agente estivesse se reportando, ou até mesmo adicionar um novo, era preciso ir até o Painel de Controle, acessar a lista de programas instalados, selecionar o agente do SCOM e clicar em CHANGE. Um processo não tão comum.

Porém agora no SCOM 2012 temos uma grande novidade neste sentido, ao instalarmos o agente do SCOM em um computador automaticamente teremos disponível no Painel de Controle um applet para configuração (bem parecido com o que vemos no SCCM 2007 e 2012). A configuração neste applet pode ser feita manualmente ou através da integração com o Active Directory para automatizar o processo. Veja abaixo as telas que eu capturei do meu ambiente para você entender melhor (clique na imagem para ver ela maior).


 



Obrigado pela leitura e até a próxima publicação,

Abraços.

 

Cleber Marques

Microsoft MVP & MCT | Charter Member: SCVMM & MDOP
Projeto MOF Brasil: Simplificando o Gerenciamento de Serviços de TI
Meu Blog | MOF.com.br | CleberMarques.com | CanalSystemCenter.com.br

 

Obs.: Aproveitando a oportunidade, quero compartilhar com vocês umas telas que meu amigo Kleber Alves mandou do SCOM 2012 gerenciando o Windows 8, muito bom J


 


This entry was posted in 13419, 13420, 8452. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>