System Center 2012 Operations Manager: SQL e Particularidades (Parte 1)

As bases de dados do SCOM são importantíssimas, uma mantém as configurações e dados de monitoração de todo o ambiente, a outra mantém informações históricas pare extrairmos relatórios e tomarmos decisões. Porém, vale lembrar que antes de instalar o SQL Server para manter estas bases devemos saber que:


 


·         O SCOM funciona com ambas as versões Standard e Enterprise do SQL Server 2008


 


Sabemos que as versões do SQL Server têm suas particularidades ente Standard e Enterprise, incluindo no valor de licenciamento, porém é altamente recomendado o uso da versão Enterprise por ter funcionalidades que se destinam a melhorar o desempenho para ambientes com grandes cargas de trabalho.


 


·         Não é suportado utilizar SQL 32-bit para a base de dados nem para o Reporting Services no SCOM


 


Ou seja, chegou a hora de não instalarmos mais SQL Server de 32-bit durante nossas implementações, nas versões atuais do SQL Server muito do que temos oferecido tira proveito total se trabalharmos única e exclusivamente em 64-bit, é importante nos lembrarmos disso.


 


·         A mesma versão de SQL deve ser utilizada para todas as funcionalidades (não pode ter diversas versões ao mesmo tempo)


 


É importante considerarmos aqui que não faz sentido (e não é suportado, como já citei), trabalhar com uma versão do SQL Server para a base de dados e outra versão para o Reporting Services, por exemplo. Então, muito cuidado aqui para manter a consistência, nível de segurança e suportabilidade.


 


·         A única collation do SQL que é suportada é a SQL_Latin1_General_CP1_CI_AS


 


Geralmente só chegamos a errar instalando o SQL Server com uma collation não suportada se não planejarmos ou não prestarmos a atenção durante os passos de instalação do SQL Server. Então, tenha o maior cuidado aqui, não é apenas uma sequência de botões até o final da instalação, pare, pense e siga  recomendado para ter uma ambiente suportado.


 


Obrigado pela leitura e até a próxima publicação,


Abraço.


 


Cleber Marques


System Center Cloud and Datacenter Management MVP
CleberMarques.com | Meu Blog | MOF.com.br | CanalSystemCenter.com.br

This entry was posted in 13419, 13420, 16831. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>