Nova IDE do Visual Studio 2010 criada com WPF

Durante o PDC2008 realizado em Novembro/2008 na cidade de Los Angeles, a Microsoft apresentou novos recursos do editor e designer de formulários criados com WPF e .NET Framework 4.0. Nesta semana, foram divulgadas as primeiras imagens da nova IDE do Visual Studio 2010 também construída com WPF. A Figura 1 mostra a nova Start Page.


 



VSTS2010 Start Page


Figura 1: Nova Start Page em WPF


 


 


A Microsoft concentrou seus esforços na redução da poluição visual com a remoção de linhas e gradientes excessivos da UX e na modernização da interface com a substituição dos traços 3D considerados ultrapassados. Outro ponto importante considerado foi o melhor aproveitamento dos espaços entre as diversas janelas da IDE, e a utilização de cores para facilitar a identificação visual de áreas distintas da IDE. Veja a Figura 2.




VSTS 2010 Nova IDE WPF


Figura 2: A nova IDE do VSTS2010


 


A próxima imagem (Figura 3) mostra o novo recurso de floating documents que permite que o desenvolvedor possa explorar o uso de dois monitores para criar seus formulários e codificar sua aplicação simultaneamente.


 



VSTS2010 IDE Floating Documents


Figura 3: Novo Recurso Floating Documents


 


 


O Editor de Código também tem novos recursos que facilitam a leitura e organização do código-fonte. Triângulos vazios posicionados na margem esquerda identificam seções de código que foram colapsadas, estas seções também mostram um sinal de reticências ao final da linha. As cores apresentadas na margem esquerda representam um indicador visual das alterações realizadas no código. Veja a Figura 4.


 



VSTS2010 Editor de Código


Figura 4: O Editor de Código


 


 


A nova janela New Project também foi atualizada para incluir o acesso e visualização de Templates Online e facilitar a navegação entre os Templates instalados no computador local. O recurso de Multi-targeting continua disponível nesta janela, incluindo o .NET Framework 4.0 (Figura 5).


 



VSTS2010 Janela New Project


Figura 5: Janela New Project


 


O Visual Studio possui um grande eco-sistema de extensões fornecidas por parceiros. No Visual Studio 2010 o desenvolvedor terá o acesso facilitado para localizar e instalar essas extensões com o novo Extension Manager (Figura 6).


 



VSTS2010 New Extension Manager


Figura 6: O Novo Extension Manager


 


Ainda não há definição quanto à data de lançamento ou mesmo do primeiro Beta público, mas já conseguimos ter uma idéia do que vem por aí na nova versão da melhor suíte de desenvolvimento disponível no mercado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>