WPF: Unbound ListBox – Identificando Item Selecionado

Os controles do tipo Lista também sofreram modificações no WPF. Esta dica demonstra como acrescentarmos alguns itens no controle ListBox e como determinar qual item foi selecionado através do evento SelectionChange e a partir do clique de um botão de comando. As duas formas podem ser utilizadas de acordo com a necessidade da sua aplicação, a construção é simples. Neste exemplo, utilizei a propriedade Tag para informar um suposto código do item, e a descrição foi atribuída a propriedade Content do ListBoxItem. Vamos ao código XAML apresentado na figura abaixo.


 


Após adicionar e configurar o ListBox à sua aplicação WPF, agora é necessário escrever o código que exibirá o item selecionado. São dois procedimentos, o primeiro exibe uma MessageBox informando o código e descrição do item selecionado quando o botão ItemSelecionado for clicado. O segundo procedimento é disparado através do evento SelectionChange, ou seja, sempre que o item selecionado for alterado, sua descrição será exibida na barra de título da janela. A próxima imagem demonstra o código dos dois procedimentos.



 Agora veja o controle ListBox em tempo de execução na figura abaixo:


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>