Testes preliminares do EF 5.0 indicam melhoria de performance acima de 60%

A Microsoft informou, ontem, 14/02/2012, através do Blog do Time de Produto ADO.NET, que os primeiros testes de performance com o Entity Framework 5.0 apresentaram excelentes resultados. Melhorias relacionadas à performance estão entre os principais objetivos do Time de Produto para a nova versão EF 5.0 (ainda não disponível para o público).



Um dos testes realizados, apontam uma performance seis vezes melhor para executar repetidamente a mesma consulta LINQ. A aplicação de testes do Time de Produto apresentou uma peformance 67% melhor comparada com a versão anterior.



O EF 5.0 introduz o novo recurso Automatic Compilation of LINQ to Entities. Desde a primeira versão do EF, os desenvolvedores podiam compilar suas consultas implementadas com LINQ explicitamente invocando o método CompiledQuery.Compile, mas muitos desenvolvedores não tinham conhecimento deste recurso ou encontravam dificuldades para utilizá-lo. No EF 5.0, a Microsoft facilitou o trabalho do desenvolvedor. Agora toda consulta LINQ será traduzida e armazenada em cache automaticamente, ou seja, sem utilizar o CompiledQuery. Esta alteração somada à outra otimização que avalia os valores dos parâmetros das consultas, resultaram num profundo impacto na performance do Entity Framework.



O gráfico acima representa o tempo de execução de uma consulta para recuperar uma entidade a partir de sua chave primária. A mesma consulta foi executada utilizando ADO.NET, LINQ-to-SQL e diferentes metodologias do Entity Framework. No melhor resultado obtido, a consulta é executada repetidas vezes, utilizando um valor diferente para chave a cada execução. Observando o gráfico, o desenvolvedor notará que antes das melhorias de performance do EF 5.0, o tempo necessário para executar uma consulta LINQ-to-Entities pela segunda vez era necessário 23,14 vezes maior comparado a execução da mesma consulta utilizando ADO.NET clássico. Com o novo recurso de compilação automática das consultas LINQ-to-Entities somado à melhoria que analisa os valores dos parâmetros da consulta o EF 5.0 apresentou performance 600% melhor comparado ao EF 4.0.



O Time de Produto informou que os trabalhos para melhorar a performance do EF 5.0 ainda não foram concluídos, e a expectativa é de resultados ainda mais expressivos para a versão final. O blog informa também que o Time de Produto está trabalhando numa versão beta do EF 5.0 que será disponibilizada para a comunidade de desenvolvedores para que esses resultados possam ser verificados.



A versão final, provavelmente, será liberada juntamente com o VS11 e o .NET Framework 4.5 já que o EF 5.0 implementa muitas melhorias disponíveis apenas no .NET 4.5. A boa notícia, é que toda aplicação que utiliza o Entity Framework terá um ganho significativo de performance automaticamente ao migrar para o .NET Framework 4.5.Confira o post completo no Blog do Time de ADO.NET (Inglês) neste endereço: http://blogs.msdn.com/b/adonet/archive/2012/02/14/sneak-preview-entity-framework-5-0-performance-improvements.aspx .


 

One thought on “Testes preliminares do EF 5.0 indicam melhoria de performance acima de 60%”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>