Introdução ao ASP.NET MVC4 com C#, Entity Framework e Razor Engine

Elaborei este documento para os desenvolvedores que buscam uma introdução aos conceitos e ferramentas básicas de uma aplicação MVC.

Existem diversos modelos de arquitetura para implementarmos uma aplicação MVC. Basta uma rápida pesquisa na Internet para que o desenvolvedor encontre um grande número de diferentes “sabores” de arquitetura para aplicações ASP.NET MVC.

Este grande número de opções, frequentemente gera dúvidas para os desenvolvedores que estão buscando uma referência para escolher a arquitetura correta para seu projeto. A escolha correta é aquela que se encaixa ao cenário do seu projeto. Todos os modelos de arquitetura oferecem seus prós e contras. O desenvolvedor deve analisar seu projeto e optar pelo modelo que mais se aproxima das necessidades da sua empresa, do cliente, do time de desenvolvimento.

Para construir a aplicação que ilustra os conceitos deste documento, optei pelo modelo que combina o uso de repositórios, UnitOfWork e IoC, também conhecido como Model 2, uma variação do padrão MVC. Este modelo oferece uma implementação relativamente simples e com resultados eficientes. Neste documento explicarei como adotar este modelo para suas aplicações MVC











16 thoughts on “Introdução ao ASP.NET MVC4 com C#, Entity Framework e Razor Engine”

  1. Cara show de bola, vou estudar ele com calma no final de semana.

    Você tem intensão de fazer outros parecido com esse?

    Parabéns novamente!

  2. Fui na gráfica e mandei encadernar. Leitura obrigatória pra esse fim de semana.
    Obrigado por disponibilizar um material de tamanha qualidade. A didática esta ótima.

  3. Obrigado Pacheco! Sinta-se à vontade para reproduzir este material.

    Estou preparando um novo tutorial com mais informções sobre o MVC incluindo o uso dos controles Telerik Kendo UI.

    Em breve estará disponível no blog! Abraços!

  4. Carlos, parabéns pela publicação deste excelente tutorial. Conseguir estas informações na web demandaria semanas. Além da didática nota 10 você soube compilar os tópicos essenciais para quem quer usar o MVC 4!

  5. Ótima matéria, parabens. Vai me ajudar muito.
    Na figura 34 do tutorial você comenta: “A classe completa deste validador, pode ser encontrada nos arquivos do projeto de exemplo que estão disponíveis junto com este tutorial”.

    Eu não encontrei esses arquivos. Poderia me enviar por e-mail – cs.vinicius@hotmail.com

    Mais uma vez parabens pela excelente materia.

  6. Bom bom cara.
    Já antecipo o conteúdo da formação web da Miccrosoft que irei fazer e aproveito para iniciar as atividade do TCC da facul com MVC4.
    Quando tiver um conteúdo mais avançado posta pra gnt blz.
    Valeu mesmo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>