MVC + Telerik Kendo.UI na prática (Dica 1) – MVC4 Project References

Telerik Kendo.UI, para aqueles que ainda não tiveram contato, é uma nova suite de componentes Telerik baseados em HTML5 e JQuery. Esta série de posts explora o uso do Kendo.UI para construção de aplicações ASP.NET MVC com uma experiência visual rica para o usuário.


Para facilitar a criação de projetos baseados em seus controles, a Telerik oferece um assistente chamado Project Configuration Wizard que é exibido pelo Visual Studio quando você utiliza um dos templates de projetos da Telerik. Este assistente também pode ser iniciado a partir do menu Telerik -> Kendo UI for ASP.NET MVC -> Create New Kendo UI Project, como mostra a Figura 1.



Uma vez iniciado este assistente, o desenvolvedor pode escolher entre as vesões ASP.NET MVC 3 e ASP.NET MVC 4 (Veja a Figura 2). Os componentes Telerik Kendo UI são compatíveis com ambas as versões do ASP.NET MVC.



Contudo, ao optar pela versão ASP.NET MVC 4, o desenvolvedor poderá deparar-se com alguns erros de referências aos assemblies DotNetOpenAuth.AspNet, WebGrease e Newtonsoft.Json. O Visual Studio exibe a mensagem de erro abaixo quando o assistente da Telerik é finalizado.



Os erros são provocados pelas referências associadas a este template de projeto. Tenho observado muitos desenvolvedores buscando ajuda na Web para determinar a causa e encontrar uma solução para estes erros. Muitos tentam remover estas referências manualmente, editando o arquivo Package.config e até mesmo o arquivo do projeto (*.csproj). Na maioria das vezes sem obter sucesso. A Figura 3 apresenta a janela Solution Explorer com destaque para a pasta References do projeto, mostrando as referencias quebradas (pontos de exclamação em amarelo) para os assemblies não encontrados.



A boa notícia é que podemos corrigir as referências do nosso projeto ASP.NET MVC 4 de uma forma muito simples, utilizando o Nuget Package Manager Console. Considerando que você está enfrentando este problema, posso assumir que mesmo utilizando o Visual Studio 2010 você já possui a extensão NuGet instalada em seu computador. Se você tiver dúvidas sobre esta extensão do Visual Studio, ou como instalá-la, visite este endereço: http://docs.nuget.org/docs/start-here/installing-nuget. A figura abaixo mostra como iniciar o Package Manager Console a partir do menu Tools -> Library Package Manager.



Com o Package Manager Console aberto, o desenvolvedor deve executar os seguintes comandos:


PM>Install-Package WebGrease


PM>Install-Package DotNetOpenAuth.AspNet


PM>Install-Package Newtonsoft.Json


Após executar os comandos acima, as referências do seu projeto serão corrigidas automaticamente. A figura abaixo mostra o Package Manager Console após a execução dos comandos acima.



 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>