Conhecendo o Hyper-V Cloud

 

logo-hyperv-280x60

Já faz um tempo que se escuta falar em Cloud Computing. Pra quem não conhece, existem 2 tipos de Cloud Computing: Private Cloud e Public Cloud.

Public Cloud é o compartilhamento de recursos, softwares e informações fornecidas através da Internet.

Private Cloud é a implementação de serviços na nuvem dedicado somente pra sua organização. Com ela é possível ter alguns benefícios como Self-Service, provisionamento, elasticidade, etc. Por exemplo: Se você deseja aumentar a memória de um servidor ou simplesmente adicionar mais discos, ou até mesmo fornecer alta disponibilidade para ele, bastaria usar o System Center Virtual Machine Manager Self Service Portal 2.0 da sua estação de trabalho e aplicar as auterações para um ou mais servidores ou aplicações. Existem 2 tipos de Private Computing: Infrastructure as a Service (IaaS) e Platform as a Service (PaaS). A Microsoft oferece um serviço de PaaS chamado Windows Azure. Já com o modelo IaaS é possível usar os recursos locais da infraestrutura como serviço. Alguns exemplos são servidores, rede, aplicativos, storage, etc.

A Microsoft disponibiliza uma série de recursos e produtos para que você possa montar sua própria estrutura de Private Cloud usando o Windows Server 2008 R2 Hyper-V, System Center Virtual Machine Manager 2008 R2, o Self-Service Portal 2.0 e outros produtos da família do System Center.

Com base em mais de 1000 projetos relacionados ao assunto nos últimos meses, os engenheiros da Microsoft disponibilizaram alguns programas e documentos chamados de Hyper-V Cloud, conforme detalhes abaixo:

Crie sua própria Private Cloud: Deployment Guides, produtos e parceiros que fornecem as funções necessárias para sua Private Cloud como Hyper-V R2, System Center, Self Service Portal 2.0, etc.

Ache seu Provedor de Hyper-V Cloud: Lista de provedores que fornecem hospedagem do serviço (no Brasil por enquanto existem 3: Alog, Corpflex e UOL).

Configuração de Private Cloud pré validada:  Parceiros Microsoft que fornecem o Hyper-V Cloud Fast Track disponibilizando um arquitetura de referencia para criação de Private Clouds.

Usando uns dos provedores da lista acima e os produtos relacionados é possível usar toda estrutura do Hyper-V Cloud dedicado para sua empresa, fornecendo assim um ambiente de IaaS.

Fonte: Microsoft Virtualization Team Blog

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>