MED-V 2.0, APP-V 4.6 SP1 e MDOP 2011

mdop_small

Bom Dia galera.

Temos algumas novidades sobre virtualização de aplicação: As versões finais do App-V 4.6 SP1 e o MED-V 2.0 estão disponíveis para download como parte, do também novo, MDOP 2011.

O MED-V é uma solução que oferece uma máquina virtual com aplicações do Windows XP ou 2000 para usuários do Windows 7 de uma forma simples e transparente. Esta é a melhor solução para problemas de compatibilidades, ajudando a acelerar a migração de estações de trabalho para Windows 7.

Para saber das novidades do MED-V 2.0, além de saber como instalar, configurar e criar uma máquina virtual, acesse a série de artigos que fiz há alguns meses.

Já o APP-V é uma solução que oferece a aplicação virtualizada através de streaming. Com o App-V a aplicação é executada usando todos seus serviços, arquivos e componentes através de um ambiente virtualizado e dedicado, criando uma “bolha” com todos seus recursos. Com ele a aplicação não precisa ser instalada, basta o usuário clicar no ícone para carregá-la. Isso acelera o provisionamento e oferece um gerenciamento centralizado como atualizações e configurações, já que todas elas são extraídas do servidor.

O processo de conversão de uma aplicação normal para uma virtual pelo App-v é chamado de Sequenciamento, ou Sequencing em inglês. No SP1 este processo foi melhorado com algumas opções que tornam esta conversão muito mais simples. Existe também um tipo de diagnostico que alerta alguns problemas potenciais de um pacote que está sendo criado antes mesmo que eles se tornem problemas mais graves. Segundo os desenvolvedores, até mesmo pessoas que não tenham conhecimento nenhum em virtualização conseguem sequenciar uma aplicação.

Existem muitos clientes que criam pacotes de aplicações com o App-V e depois os compartilham com dicas, informações e configurações avançadas, algo como um passo a passo. Esses pacotes podem demorar muito tempo para serem documentados e instalados. No SP1 existe uma opção que oferece um compartilhamento mais simples desses passos, ou receitas, chamados de Package Accelerators. Inclusive já existem alguns pacotes disponíveis como App-V Package Accelerators para Microsoft Project 2010 e Adobe Acrobat Reader 9.4

Para mais informações sobre o App-V, seguem alguns documentos e links interessantes:

App-V 4.6 Service Pack 1 Trial Guide

App-V 4.6 Service Pack 1 Sequencing Guide

Página do App-V: http://technet.microsoft.com/en-us/appvirtualization/default.aspx

O MED-V, APP-V e os outros produtos do MDOP são oferecidos através do Microsoft Volume Licensing.

Leandro Carvalho
MCSA+S+M | MCSE+S | MCTS | MCITP | MCBMSS | MCT | MVP Virtual Machine
MSVirtualization | WordPress | Winsec.org | LinhadeCodigo | MVP Profile
Twitter: LeandroEduardo

One thought on “MED-V 2.0, APP-V 4.6 SP1 e MDOP 2011”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>