Novidades: iSCSI Target 3.3 e Hyper-V Server 2008 R2 SP1

iSCSI Target 3.3

Olá pessoal.

Durante as últimas duas semanas eu dediquei meu tempo fazendo alguns artigos que já estavam pendentes há um bom tempo e acabei deixando a desejar sobre as novidades da Microsoft relacionadas à virtualização.

A primeira delas é o iSCSI Software Target 3.3. Com ele o ambiente de alta disponibilidade com o Hyper-V ficou mais fácil e acessível.

Usando pacotes TCPs para enviar os dados SCSI, o protocolo iSCSI oferece uma estrutura fácil e sem alto custo para utilização de sistemas em Cluster. Usando o iSCSI Target 3.3 podemos criar uma storage em um servidor e usá-lo para oferecer o armazenamento das máquinas virtuais através do Hyper-V. Com isso não precisamos de hardware adicional para um ambiente teste ou até mesmo um ambiente de alta disponibilidade que não precise de muito I/O de disco. As demostrações de Live Migration ficarão muito mais fáceis agora. =)

Se você quiser comecar a fazer um laboratório para usar o Hyper-V em Cluster através do iSCSI Software Target 3.3 meu amigo e também MVP Aidan Finn fez uma documentação com passo a passo sobre o assunto: http://www.aidanfinn.com/?p=11164

A outra novidade é o Hyper-V Server 2008 R2 com o Service Pack 1. Pra quem não conhece o Hyper-V Server é a versão gratuita do Hyper-V oferecendo a virtualização com suporte ao Live Migration e a ambientes em Cluster.

As novidades do Service Pack 1 incluem o suporte ao Dynamic Memory e o RemoteFX do Hyper-V. Com o Dynamic Memory teremos mais performance distribuindo o uso da memória entre as máquinas virtuais e com o RemoteFX conseguiremos oferecer uma interface gráfica mais rica para usuários do VDI, por exemplo

Para download do Hyper-V Server 2008 R2 com SP1 clique aqui.

Espero que vocês gostem e aproveitem as novidades, além de me descuparem pela demora do post. =)

Até mais.

Leandro Carvalho
MCSA+S+M | MCSE+S | MCTS | MCITP | MCBMSS | MCT | MVP Virtual Machine
MSVirtualization | WordPress | Winsec.org | LinhadeCodigo | MVP Profile
Twitter: LeandroEduardo | LinkedIn: Leandroesc

One thought on “Novidades: iSCSI Target 3.3 e Hyper-V Server 2008 R2 SP1”

  1. Muito legal essa novidade. Agora falto so uma coisa para fechar com chave de ouro, como replico o dados em dois servidores com o iSCSI Target? O DFS acredito não funcionar, pois ele sincroniza o arquivo depois que as alterações são feitas, com isso não funciona , pois o VHD fica em constate uso pela VM.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>