Novidades do Windows Server 2012 R2 Hyper-V

Durante o Teched North America 2013 foi anunciado as novas versões de produtos como o Windows 8.1, System Center 2012 R2, SQL Server 2014 e o Windows Server 2012 R2.


Junto com o novo sistema operacional para servidores, também teremos a nova versão do Hyper-V, chamado de Windows Server 2012 R2 Hyper-V.


Veja abaixo a lista com as novidades e melhorias do Hyper-V no Windows Server 2012 R2:


Segunda Geração de Máquinas Virtuais – Assim como a evolução de outros recursos como o arquivo de discos virtuais e sua nova geração (VHDX), as máquinas virtuais também precisavam de uma nova versão. VMs da geração 2 não tem mais drivers emulados e agora podem ser iniciadas por controladoras SCSI. Isso significa que as VMs terão mais performance e serão mais fáceis de ser gerenciadas, já que recursos como controladoras IDEs e placas de redes Legacy não existem mais. Na parte de performance, a iniciação será 20% mais rápida e a instalação de sistema operacionais 50% mais rápida também.


Automatic Guest Activation – Quando máquinas virtuais com Windows Server 2012 R2 estiverem sendo executadas no Windows Server 2012 R2 Datacenter, elas serão automaticamente ativadas, sem a necessidade de ativação manual ou com servidores de KMS.


Compressed Live MigrationLive Migrations agora serão compactadas antes da migração ocorrer, trazendo migrações 2 vezes mais rápidas em redes de 10GB ou menos.


Migração entre 2012 e 2012 R2 sem Downtime – Será possível usar o Live Migration ou Shared Nothing Live Migration para migrar suas máquinas virtuais do Windows Server 2012 para a nova versão. Com isso as migrações para o WS2012 R2 não terão nenhum downtime.


Hyper-V Replica Melhorada – Em ambientes com o Hyper-V Replica será possível adicionar uma réplica adicional no servidor Replica, criando uma cascata de três servidores.


Controle do intervalo de Replicação do Hyper-V Replica – Na versão atual do Windows Server não é possível alterar o intervalo de replicação entre servidores, que é de 5 minutos. Na nova versão teremos os valores 30 segundos, 5 minutos e 15 minutos.


Linux Integration Services – O suporte para VMs rodando Linux foi melhorada também, oferecendo Memória Dinâmica, backup online, driver de vídeo e melhor performance.


Melhorias do Virtual Machine Connector – A janela usada para conectar as VMs, chamadas de VM Connector, agora usam serviços do Remote Desktop Services, trazendo uma experiência de um computador normal para VMs, com suporte de áudio, microfone, Copy & Paste e o tão esperado suporte a USB.


Storage QoS – Assim como temos Quality of Services para rede, o WS2012R2 dará suporte a QoS para VMs conectando a storages também.


Compressão e expansão de VHDs em execução – Poderemos expandir ou diminuir o tamanho de um disco virtual enquanto a VM está ligada. Isso mostra o quanto o time do Hyper-V está trabalhando para fazer com que você tenha Zero Downtime em seu ambiente, inclusive para manutenções simples como gerenciamento de disco.


Exportar VMs em Execução – VMs poderão ser exportadas enquanto estão em execução, deixando o troubleshooting de problemas mais fáceis.


VHD Compartilhado em Cluster – VHDX poderão ser compartilhados para criar Guest Clusters.


Ainda não existe data para lançamento do Windows Server 2012 R2, mas esperamos ter uma versão para testes em breve.


Leandro Carvalho
Certified Ethical Hacker | MCSA+S+M| MCSE+S | MCTS | MCITP | MCBMSS | MCT | MVP Virtual Machine
My Blog | MSVirtualization (pt-BR) | Technet Wiki Articles | MVP Profile
Twitter: LeandroEduardo | LinkedIn: Leandroesc

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>