SmartPhone acessando Exchange Server – Erro de certificado

Como passo boa parte da semana visitando clientes, adquiri um SmartPhone (Motorola MotoQ, com Windows Mobile 5) com o objetivo de acessar meu e-mail e de usá-lo como modem para meu notebook (por meio da tecnologia 3G/EVDO).


Quando passei a hospedar o servidor de e-mail (Exchange Server 2007) na empresa, precisei configurar o acesso no ActiveSync. Isto não é difícil, pois não precisamos colocar configurações do servidor, apenas o endereço do Outlook Web Access e as credenciais de acesso.


Ao executar a sincronização, porém, foi mostrado um erro de certificado e o processo foi abortado. Motivo: o Exchange da minha empresa usa conexão segura, mas o certificado não é público, é privado. Alguns certificados públicos (VeriSign, Thawte, Cybertrust, etc.) são reconhecidos pelo SmartPhone, mas os privados precisam ser instalados (a segurança não pode ser configurada para nível baixo).


 Como instalar o certificado?


1) Conecte o SmartPhone ao computador e ative o ActiveSync.


2) Abra a estrutura de pastas do SmartPhone.


3) Crie uma pasta “\Storage“.


4) Copie para a pasta “\Storage” o mesmo arquivo “.cer” usado no computador Desktop para acessar o servidor (o administrador de rede pode fornecer este arquivo).


5) Pelo gerenciador de arquivos do SmartPhone, execute o arquivo “.cer“.


Se a instalação falhar (como no meu caso), faça o download da ferramenta  SPAddCert, disponível aqui: http://support.microsoft.com/kb/841060/en-us


O download é um arquivo zip.


6) Extraia deste zip o arquivo SpAddCert.exe e copie-o para o SmartPhone (pode ser no Storage Card).


7) Execute, pelo gerenciador de aquivos do SmartPhone, o SpAddCert. Ele vai procurar na pasta “\Storage” o arquivo “.cer” e fazer a instalação.


Agora você conseguirá acessar o Exchange normalmente.


Obs: se o aparelho estiver configurado para sincronizar e-mails com o Outlook do desktop, você precisará desmarcar a opção e-mail. 


 


         

2 thoughts on “SmartPhone acessando Exchange Server – Erro de certificado”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*