Excluindo objetos do Access com controle de versão

Dando sequência ao artigo de desenvolvimento Access com controle de versão, segue a dica de uma situação comum: exclusão de objetos do Access com controle de versão.


Se você quiser excluir, por exemplo, um formulário do seu banco de dados Access, é normal que tenha a seguinte dúvida: “devo excluir a partir do Access (da mesma forma que faria em uma aplicação sem controle de versão) ou a partir do Team Explorer (ou SourceSafe)?”


Se fosse um arquivo comum, minha sugestão seria excluir a partir do Team Explorer, pois ele providenciaria automaticamente a exclusão do arquivo local. No caso do Access, porém, em que o formulário é representado por um arquivo no TFS mas na máquina local ele é apenas um objeto dentro do MDB, o Team Explorer não consegue excluí-lo localmente. Assim, o mais prático é excluir o formulário a partir do Access, pois ele identificará que o objeto está com controle de versão e perguntará se você deseja excluir o arquivo correspondente no TFS.



 


Esta pergunta só é feita se nas configurações de Source Control do Access você mantiver o padrão “Ask” para o parâmetro “Remover objetos do controle de versão ao deletá-los do Access”, conforme mostra a figura abaixo.



 


Um cuidado importante que você deve ter é fazer o Check-In do objeto antes de excluí-lo, já que o Access (infelizmente) não dá nenhum alerta a este respeito. Se acontecer de você excluir o formulário quando ele estiver com status Check-Out, ele será excluído do Access mas permanecerá no TFS. E pior, ele não permitirá excluir nem fazer Check-In pelo Team Explorer, conforme mostram as figuras abaixo:


 




 


Para conseguir excluir do TFS, é necessário primeiro desfazer as alterações pendentes e só depois disto excluir.



 


Concluindo: faça a exclusão do objeto a partir do Access, mas antes disto assegure-se de ter feito Check-In do objeto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>