Memória RAM x Windows Vista

Todos já sabem que o Windows Vista é mais faminto por memória do que o Windows XP, mas vamos verificar alguns fatos em destaque:


1 – Indexação: Esta é um buraco sem fundo para a memória, pois quanto mais itens você possuir, mais memória ela consumirá, principalmente e-mails. Aumentar a memória irá naturalmente acelerar a máquina, mas esta será apenas uma solução temporária se a quantidade de itens continuar aumentando.


Caso você opte por adicionar memória, lembre-se que o Windows Vista 32-bits suporta até 4 GB de RAM, apenas a versão de 64-bits consegue ultrapassar este patamar, indo de 8 GB até 128 GB dependendo da versão do SO.


Outra saída é desabilitar o Aero e a SideBar. Pessoalmente, gosto da Sidebar, mas o Aero não me faz falta algo, salvo quando preciso fazer uma palestra que o pessoal sempre pede para ver ele ao saber que estou usando o Vista.


Claro que você também pode reduzir o tamanho da arquivo do Outlook ativando a opção de auto-arquivar, o que irá lhe poupar todo este esforço.


Outra alternativa é para a indexação ou reduzir os locais onde ela ocorre (minha preferida).


No Outlook 2007 vá em Tools | Options | Preferences | Search Options e desmarque os arquivos onde não deseja indexar dados.


Depois você pode ir em Control Panel | Indexing Options e alterar as opções que desejar excluindo arquivos ou pastas.


Outra alternativa é trocar a ferramenta de indexação, que estará disponível no SP1 do Vista.

3 thoughts on “Memória RAM x Windows Vista”

  1. Olá Paleo,

    mesmo com as mudanças sugeridas, ainda o Vista ainda vai “comer” toda a sua RAM. A diferença está num diferente “approach” usado pelo Vista para gerenciar a RAM, e a forma como os dados são mostrados no Gerenciador de Tarefas. Muita gente não percebe, mas os dados mostrados lá não são os mesmos que eram mostrados no gráfico do XP.

    O buraco, nesse caso, é bem mais embaixo que somente o sistema de indexação:

    http://www.codinghorror.com/blog/archives/000688.html

    []s,

    Vinicius

  2. Olá Carlos. Eu e um amigo meu compramos cada um, um notebook acer do mesmo modelo com windows vista pré-instalado. O do meu amigo veio com 2 GB de RAM. O meu veio com dois pentes de 512MB, totalizando 1GB de RAM. Como era de direito meu ter também 2GB, pois compramos o mesmo modelo, na mesma loja, lá estava faltando memória, por isso que saí de lá com apenas 1GB. Fomos para casa e cada um passou a trabalhar com sua máquina tranquilamente. 20 dias depois o dono da loja me ligou para eu voltar lá e colocar os 2 GB de memória. Resultado: A máquina ficou super lenta. Voltei na loja e eles fizeram vários testes como: pegou um pente de 1 GB e encaixou em um slot, ficou ótimo, tentou o outro slot, também ficou ótimo, pegou o outro pente de 1 GB e fez o mesmo teste, perfeito, enfim…sempre com 1GB a máquina ficava perfeita como eu já vinha utilizando nesses 20 dias. QUando passa a colocar mais que 1GB, fica suuuuuper lenta. O técnico explicou que pode ser o windows vista, pois eu terminei a instalação prévia (que já vem nele) com 1GB. Isso não tem sentido pra mim, daí minha pergunta: O que pode ser?
    Agradeço desde já sua atenção.
    Um abraço,
    Rodrigo

  3. Rodrigo,

    isso é papo de vendedor, se fosse assim nunca se poderia fazer upgrade de memória.

    Tem toda cara de ser problema de hardware. Qual o modelo do teu Acer? Posta também o modelo do teu amigo. Não apenas os números, mas as letras também. Quais os SSIDs?

    Já testou com a memória do teu amigo? Compara o desempenho dos dois notes (o dele com 2 GB e o teu com 1 GB). Depois troca os pentes de memória com ele (deixa 1 GB no dele e 2 GB no teu) e compara novamente.

    Se o teu ficar mais rápido com a memória dele é porque tentaram te empurrar memórias incompatíveis com a tua máquina.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>