Citar ou não citar, eis a questão…

O número de blogs é cada vez maior na internet e muitas pessoas saem copiando o conteúdo de outros, sem sequer indicar a fonte… ou ao menos obter autorização para não citar a fonte.


O que vocês acham disso? É certo? Moral? Ético?


Talvez haja várias respostas para estas perguntas…


Será que é legal, juridicamente falando? Acho que esta posso responder:

- Violar Direito Autoral é crime previsto no Código penal (artigo 184) passível de pena de cerceamento de liberdade e multa.- A lei 9.610/98 dispõe que: “Artigo. 7º. São obras intelectuais protegidas (…) II – as conferências, alocuções, sermões e outras obras da mesma natureza; (…) VI – as obras audiovisuais, sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas;”                Diz, ainda, a referida lei que: “Artigo. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor (…):  I – a reprodução parcial ou integral; (…) VI – a distribuição, (…)”


Qual será a intenção de postar algo sem citar a fonte? Em 99% dos casos nenhum de nós que posta conteúdos em blogs negará uma autorização, mas todos gostamos de ser citados. São os merecidos créditos.


Mas algumas vezes acabamos sendo vítimas desta prática, como eu fui… Vejam só o blog do Lucas Monteiro, com o meu post do Windows Vista…


Meu post: http://carlosfprocha.com/blogs/paleo/archive/2007/10/10/otimizando-o-desempenho-do-windows-vista.aspx


Post dele: http://blogwindowsajuda.wordpress.com/2007/10/13/otimizando-o-desempenho-do-windows-vista/


A melhor parte é ver que a maioria das telas possui Carlos ou Carlos_PC escrito nelas… o que custava citar a fonte???


 


Caso o blog dele seja alterado antes de alguém ler, vou postar aqui a tela dele com uma imagem das que citei:


One thought on “Citar ou não citar, eis a questão…”

  1. Olá.
    Realmente essa questão do direito autoral é muito pertinente. Ouço muito falar que a blogosfera ainda está engatinhando, que estamos todos aprendendo. Mas a noção de que se apoderar de um texto criado por outro sem dar crédito é feio é a mesma para qualquer veículo. Uma das coisas mais bacanas da blogosfera é a troca. Por que não linkar? Ele pode começar apenas dando o link, depois dá o link e vai mais além, comenta, complementa, desenvolve, critica. As possibilidades são muitas – mas copiar não é uma delas.
    Abs.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>