Hibernar ou Suspender o sistema?

Recebi alguns questionamentos sobre o que era mais recomendado, Hibernar ou Suspender o computador?

Bem, a resposta é depende! Como assim? Sim, depende do que você deseja, pois eles não são sinônimos. Cada um deles realiza um procedimento diferente e deve ser usado em uma situação específica.

Vamos conhecer ambos então:

Hibernar

O que é Hibernar?

A resposta clássica seria: é quando um animal passa um grande período em reclusa, com atividades corporais extremamente reduzidas como o batimento do coração. Esse animal geralmente passa um bom período de tempo se alimentando o máximo possível, antes de hibernar, e após acumularem bastante gordura (energia) eles ficam quase que “dormindo”. O urso é um típico animal que tem o hábito de hibernar.

Lindo, mas queremos saber isso com relação a computadores… Ah, certo, neste caso…

é o procedimento que salva todos os documentos e programas em execução no disco rígido e desliga o computador. Quando você abre um programa ou um documento, este passa para o memória do computador, desta forma, tudo o que está em uso em um determinado momento está na memória. Quando você manda o seu computador hibernar, o que ele faz é pegar tudo o que está na memória e gravar no disco rígido. No momento em que você decide retirar o computador da hibernação, ele lê o que está gravado no disco como dados de hibernação e coloca novamente na memória, desta forma você segue trabalhando exatamente do mesmo ponto onde estava, como se nunca tivesse desligado o computador.

A utilização deste procedimento é muito interessante, pois faz com que você possa interromper o seu trabalho (para dormir ou porque o expediente acabou), desligando o computador e tenha como voltar exatamente para o mesmo ponto onde se encontrava antes de desligá-lo, sem precisar esperar pela inicialização do sistema operacional. É o procedimento comumente utilizado em Tablets.

Suspender

O que é suspender?

É o ato de elevar algo e mantê-lo no ar.

Ótimo, em relação a computadores?

é quando todos os processos em execução no computador são interrompidos, mas permanecem na memória. Ainda que a tela seja apagada, o computador não é desligado e tudo permanece na memória. Se por exemplo, faltar luz, você perderá tudo o que não estava salvo. Por outro lado, para retornar de uma suspensão é muito mais rápido do que de um hibernação.

Qual a vantagem de suspender um computador então? Este recursos deve ser usado para períodos ociosos curtos, quando por exemplo você vai realizar alguns telefonemas ou atender alguém à porta e deseja economizar energia, já a hibernação é utilizada para períodos de ausência longa.

Como faço para definir minhas configurações de energia?

Clique em Iniciar –> Painel de Controle;

image

Clique em Sistema e Segurança;

image

Agora em Opções de Energia;

image

Agora, selecione um plano de energia ou Crie um plano de energia, que sempre é a minha opção preferida, pois caso ele não fique satisfatório, você sempre poderá retornar a um dos planos originais;

image

Dê um nome para o seu plano e escolha um modelo o partir do qual ele será baseado;

image

Neste exemplo estou partindo do Alto desempenho para depois ir definindo as restrições desejadas, o mais recomendável para você é escolher o plano Equilibrado.

Clique em Criar;

image

Agora clique em Alterar configurações do Plano;

image

Então em Alterar configurações de energia avançadas;

image

Clique em Alterar definições não disponíveis atualmente;

image

Parece que já estou vendo alguns leitores se perguntando: Mas para que fazer esta volta toda apenas para chegar nesta tela? Simples, alguns leitores são principiantes e este caminho é seguro para eles.

Caso não apareça a opção mencionada acima, é porque você não é administrador do computador, use uma conta de administrador.

Agora clique no sinal de “+” ao lado de Suspender e depois em Suspender depois de;

image

Clique em Nunca e defina o tempo desejado, por exemplo:

image

Caso deseja configurar a hibernação automática, por inatividade, basta configurar conforme o exemplo abaixo. Isso pode ser prático, pois você nem precisará desligar o computador ao término do expediente, bastará abandoná-lo ligado, que após o tempo definido ele hibernará.

image

Por outro lado, abandonar um computador com a sua sessão aberta é um alto risco de segurança, se for optar por isto, antes de abandoná-lo pressione a tecla do Windows e a letra L, isso bloqueará o computador e ele permanecerá neste estado até hibernar. Para sair do bloqueio bastará informar a sua senha.

Caso não fique satisfeito e deseje excluir o plano basta seguir o procedimento descrito aqui: http://carlosfprocha.com/blogs/paleo/archive/2013/03/07/excluindo-um-plano-de-energia.aspx

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>