Associando extensões a programas no Windows 8 / 8.1

Normalmente durante a instalação dos programas eles já associam as extensões utilizadas nos seus arquivos a eles, facilitando desta forma a abertura dos mesmos. Como assim?

Vamos pensar no editor de textos chamado de Microsoft Word, por exemplo. Ele utiliza arquivos com a extensão .doc ou .docx atualmente, sendo que quando você executa um arquivo destes (efetua um duplo clique nele ou pressiona enter com seu nome selecionado), automaticamente o MS Word abre e lhe apresenta o arquivo para visualização.

Como o computador sabe que deve utilizar o MS Word para abrir este tipo de arquivo? Porque a extensão dele (aquele conjunto de caracteres que aparece após o ponto) está associado a este programa.

O que aconteceria então se a associação não fosse realizada ou se por algum motivo a mesma fosse perdida? Com os dados dentro do arquivo nada, mas o computador não saberia com qual programa abrir aquele arquivo e você veria a seguinte mensagem:

image

Você ainda pode clicar em Mais opções e lhe será fornecida uma lista de programas que poderá tentar usar para abrí-lo, além da opção Procurar outro aplicativo neste PC. Esta última opção lhe permitirá procurar o programa desejado em seu computador, para indicá-lo.

Aí você pensa: Puxa, mas era tão fácil criar uma nova associação nas edições anteriores do Windows e eu podia criar a associação mesmo antes de abrir um arquivo, ou até mesmo expandir as associações de algum programa. Agora não é mais possível?

Sim, claro que é, apenas um pouco diferente.

  • Abra os Programas Padrão;
    • Clique na tecla do Logo do Windows e sem soltar ela clique na letra R;
    • Então digite control; (Em alguns equipamentos você pode pular estes passos intermediários digitando diretamente control /name Microsoft.DefaultPrograms /page pageDefaultProgram);
    • Isto abrirá o seu Painel de Controle, agora clique em Programas;
    • Clique em Programas Padrão;
  • Clique em Associar um tipo de arquivo ou protocolo a um programa específico;
  • Selecione a extensão desejada e clique em Alterar Programa…, agora é só clicar em Mais opções e seguir os passos descritos acima (no parágrafo logo abaixo da imagem).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>