Windows Phone App Studio

Você já pensou em criar um aplicativo para o Windows Phone, mas não tem a mínima ideia sobre como fazer isso? Não sabe qual software usar, nem quanto ele custa, muito menos entende de linguagem de programação?

Nada disso é mais problema, pois agora está disponível o Windows Phone App Studio!

O que é isso?

Um pacote para desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone que roda totalmente na internet e é completamente automatizado para facilitar a sua vida.

Para criar o seu primeiro aplicativo, simplesmente acesse: http://apps.windowsstore.com/

Agora clique em “Start Building”.

image

O site vai solicitar que você faça login com uma conta Microsoft. Basta inserir os seus dados e clicar em Entrar, ou caso não possua ainda uma conta, basta criá-la, clicando em Inscreva-se. É grátis e rápido!

image

Se você está acessando esta tela pela primeira vez e portanto, ainda não criou nenhum aplicativo, verá as diversas opções disponíveis para criação.

image

Você pode escolher entre criar seu aplicativo através de um modelo em branco, clicando em create an empty app, ou tirar proveito dos modelos disponíveis no site, clicando sobre o tile (quadrado) de cada um deles. Estas são as opções abaixo de create an app from a template.

Ao apontar o cursor do mouse para um dos tiles, uma breve explicação sobre a finalidade dele será exposta (em inglês), para que você possa decidir se é o modelo desejado, ou não.

image

A sua criação envolverá apenas 4 passos:

image

No primeiro você simplesmente criará um título para o seu aplicativo, escreverá a descrição dele, indicará o logo e informará o idioma no qual ele estará localizado.

image

No segundo passo você adicionará as sessões de seu aplicativo e as bases de dados dele, de forma muito visual e intuitiva.

image

O terceiro passo será onde você vai definir as três guias seguintes:

Style: Onde você definirá a cor do título de seu aplicativo (Accent Brush), cor ou imagem de fundo (background brush), cor das letras de seus textos (foreground brush) e da barra do aplicativo (Application Bar Brush);

Tiles: Aqui você definirá o comportamento de seu aplicativo na tela do Windows Phone. Este poderá ser:

  • Cycle Template: Um modelo onde o tile ficará alternando entre imagens de sua escolha (entre uma e nove);
  • Flip Template: Onde ele alternará entre a frente e as costas de seu tile fornecendo informações adicionais para os seus usuários;
  • Iconic Template: Neste caso você terá uma pequena imagem no centro de seu tile e o conteúdo de seu aplicativo incorporado a ela.

Splash & Lock: Nesta guia você poderá definir a Splash Image (aquela imagem que aparece quando o aplicativo está sendo carregado) e a Lock Image (a imagem que aparecerá quando sua tela estiver bloqueada).

image

O último passo compreende a geração propriamente dita de seu aplicativo, sim, ele será criado após apenas quatro simples passos.

Nesta etapa você pode escolher entre Generate App (gerar ou aplicativo) ou Summary Page (para verificar suas definições antes de submeter o aplicativo).

 

Após a criação de seu aplicativo, você receberá um e-mail contendo um certificado que deve ser instalado em seu telefone, para que seu aplicativo possa ser instalado.

Na tela onde você fez a confirmação, também haverá uma imagem que você precisará ler com o telefone, para obter o link de download do seu aplicativo. Para isto clique na tecla de pesquisa do seu telefone e depois no ícone do olho, aí aponte a câmera do celular para a imagem com o QR-Code, que ele identificará o link e navegará para ele, o que disparará a instalação de seu aplicativo.

Pronto, agora é só usar o seu programa!

Na mesma tela ainda estarão disponíveis outros links, como por exemplo os links para fazer o download do instalador, do código fonte (sim, é útil para você dar uma lida, assim começará a entender como seu aplicativo foi feito), além de instruções sobre como proceder para disponibilizá-lo para o resto do mundo, através da Windows Phone Store.

Bem vou ficando por aqui, mas pretendo escrever outro post com um tutorial sobre a criação de um aplicativo simples e funcional!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>