O segundo diado TechEd foi um dia mais técnico, onde a agitação do keynote já não se fez sentir e os temas foram bastante técnicos. Paralelo a ele, o lançamento do RTM (release to manufacturing – um termo que vem do tempo em que os discos da versão final deveriam ser manufaturados, o que não acontece num produto que é baixado online) do Silverlight 2.0 foi bastante comentado. Veja mais detalhes no blog do Scott Guthrie e no site do Silverlight.

Quanto às palestras, pude assistir à palestra de criação de “N” camadas com Entity Framework e WCF, uma ótima introdução ao Entity Framework, combinada com a apresentação da arquitetura multi camadas usando o WCF (Windows Communication Foudation). Combinando-se estas tecnologias, pode-se fazer aplicações onde o acomplamento entre as camadas é feito de maneira a facilitar a manutenção e a eventual substituição de uma delas (quando, por exemplo, queremos mudar a interface de usuário, trocando a interface de Windows Forms para Web). Veja mais informações aqui.

Em seguida, assisti à palestra do Rogério Carvalho, sobre Linq to SQL. Esta foi uma palestra com conteúdo um pouco mais avançado, onde ele mostrou como é feito o mapeamento entre as classes e o banco de dados, mapeando duas tabelas “no braço”, manualmente, sem usar o designer. Depois, ele mostrou alguns conceitos, como transações e concorrência. Sem dúvida, uma palestra indispensável para quem quer conhecer um pouco mais sobre o Linq to Sql e, entendendo o que está por trás, fazer melhor uso da tecnologia.

Finalmente, assisti à palestra do Renato Haddad sobre dicas e truques do Visual Studio. Nunca é demais assistir a estas palestras: o Visual Studio é tão extenso que você sempre encontra uma dica boa que permite aumentar sua produtividade.

A última palestra do dia foi a minha, sobre Criação de aplicações de visualização com WPF. Nela mostrei como usar data binding com classes e coleções (inclusive fazendo pesquisa de arquivos com Linq e colocando a pesquisa do Windows Vista – Desktop Search – nas suas aplicações), mostrando como customizar as listas para a apresentação dos dados. Aguarde mais detalhes em posts futuros.

Após a sessão fui para o Ask the Experts, onde os experts nos diversos assuntos estavam lá para responder às perguntas e dúvidas. Acho esta uma excelente iniciativa, onde pode-se perguntar duvidas sobre uma variedade de problemas e ter elas respondidas pelos especialistas no assunto. Muitas vezes, o ingresso do Teched pode compensar apenas por essa sessão.

Vamos agora para o terceiro e último dia do TechEd, onde teremos uma série de apresentações sobre aplicações ricas. Até lá.   

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation